quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Colaboração é futuro dos negócios, prevê Gartner


As aplicações para smartphones e tablets vão superar o volume das desenvolvidas para PC até 2015. As projeções são do Gartner que recomenda que as companhias se preparem para atualizar suas soluções e interfaces para responder rapidamente as demanda negócios, que serão colaborativos num futuro não muito distante. 

Durante a conferência do Gartner “Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração”, que foi aberta ontem (14/08), no World Trade Center, em São Paulo, analistas da consultoria alertaram sobre os desafios que as companhias vão enfrentar no processo de transição da era pós-PC para um ecossistema com mobilidade, computação em nuvem e redes sociais.

Van Baker, analista do Gartner, destacou que as empresas têm que pensar em mobilidade e começar a desenvolver aplicações para esse ambiente porque os dispositivos sem fio estão o tempo todo nas mãos das pessoas. Em razão disso, afirma que o volume de software para smartphones e tablets vai explodir. 

Além de preparar o ambiente de TI para as aplicações móveis, as empresas terão de investir em plataformas colaborativas. 

O analista Jess Thompson orienta a implantação de uma plataforma multienterprise para suportar os processos de negócios para gerenciar o relacionamento com todos os parceiros da cadeia de valor.

Thompson observa que as relações comerciais passaram por grandes mudanças nos últimos cinco anos. Hoje as companhias estão compartilhando mais informações com parceiros e funcionários.

Para criar esse ambiente colaborativo, elas precisam de novas tecnologias que conectem com toda a sua cadeia de valor. O desafio, entretanto, segundo o analista do Gartner, é adotar as plataformas certas e integrar a infraestrutrura interna com outras externas para troca de informações em tempo real.
 
Mudanças dos processos
Para Cássio Dreyfus, country manager do Gartner no Brasil, os processos de negócios cada vez mais vão exigir colaboração para ser mais competitiva. 

O analista lembra que hoje o cenário é muito diferente dos modelos do passado quando as companhias pregavam que tinham que fazer mais com menos recursos e ser eficientes. Depois, veio a fase da especialização, em que o foco da empresa era voltado somente para as atividades em que tinha competência. 

Nos tempos atuais não basta fazer mais com menos nem ser especializado. “Estamos vivendo agora é o momento da companhia colaborativa”, constata Dreyfuss. 

O lema agora, segundo ele é o do “vamos fazer só o que traz valor para os negócios com ajuda da rede de parceiros”.

Esse é um modelo muito praticado pela indústria automobilística, que opera integrada com sua cadeia de valor para produção e 
venda de seus carros.

Suporte da TI
Para ser uma empresa colaborativa, as companhias precisam de suporte da TI. Os CIOs terão de preparar todo o ambiente para conectar as redes. 

De acordo com o Gartner, os gestores de TI vão precisar se apoiar em três pilares na preparação das companhias para a colaboração. Confira a seguir:

1- ferramentas sociaisO analista do Gartner, David Smith, constata que as organizações não estão preparadas para ser sociais. Ele recomenda que elas tracem planos para plantar sementes nas mídias sociais não apenas com criação de perfil no Facebook.

“É preciso ter um propósito de negócio e saber como envolver a empresa nas redes sociais”, aconselha Smith, que garante que os projetos que são bem planejados trazem retorno financeiro.  

Estudos do Gartner revelam que 23% das organizações que estão em redes sociais possuem ferramentas. Entre as entrevistadas, 20% estão investindo nessa área. 

Porém, apenas 7% têm estratégias de marketing integradas com as mídias sociais.

2- Ambiente para mobilidadeSegundo o Gartner, as empresas não devem restringir o uso dos dispositivos móveis. A TI tem que planejar o uso desses dispositivos com segurança, uma vez que eles estão espalhados dentro e fora da empresa e prontos para se conectar com todos os envolvidos da cadeia de valor.

3- Serviços em nuvemA cloud computing está transformando os ambientes de negócios, com entrega de serviços para todos os parceiros para acesso pela web.

Fonte:@itboard.com.br/

1 comentário: